O Itaú Unibanco vai levar ao ar uma ferramenta de inteligência artificial generativa para o atendimento aos clientes. A chamada Inteligência Itaú começará com ferramentas para a realização de pagamentos e gestão financeira, ainda em experimentação, mas vem após o banco conseguir estabelecer parâmetros mínimos de atuação da tecnologia.
“Ao longo de 2024, fomos aprendendo e investindo mais nessas soluções, até que chegamos a um momento em que criamos os chamados guardrails. É um modelo de multiagentes, são agentes autônomos que interagem entre si”, disse o diretor de Tecnologia, Design e Dados do banco, Ricardo Guerra.
De acordo com ele, o Itaú vinha testando a IA generativa havia quase dois anos, mas ainda não havia levado a tecnologia para o atendimento aos clientes para evitar problemas diante das possibilidades de que os instrumentos atuassem fora dos parâmetros de atendimento que o banco já possui.
“GenAI é uma tecnologia incrível, mas que tem os seus riscos. Ela alucina, basicamente. Na hora de o Itaú interagir com seus clientes, isso não é admissível”, afirmou.
A nova ferramenta permitirá que os clientes façam Pix através do WhatsApp oficial do banco. A tecnologia poderá interpretar mensagens encaminhadas, por exemplo, para fazer as transferências às contas de destino. “Estamos dando um passo relevante, de estar cada vez mais no contexto dos clientes”, disse o diretor de Negócios, Plataformas e Experiências Digitais, João Araújo.
O Itaú Unibanco vai estabelecer um limite diário de R$ 200 para que os clientes façam Pix através do WhatsApp na fase inicial de funcionamento da ferramenta, que entra no ar até o final deste mês. O primeiro grupo de clientes com acesso ao produto terá cerca de 5 mil pessoas.
“A ferramenta terá um limite de R$ 200 por dia por enquanto. A maior parte das transações com Pix têm valor inferior a este”, disse o diretor de Negócios. “Para limites maiores do que este, remetemos o cliente ao ‘superapp’.”
O Pix por WhatsApp, que utiliza uma ferramenta de inteligência artificial generativa, ficará disponível depois que o cliente o habilite através do aplicativo do banco.
Araújo afirmou que inicialmente, o cliente poderá “pedir” para que o WhatsApp do banco faça um Pix por mensagens de texto ou áudio. Em breve, a ferramenta poderá ler imagens.
Outra aplicação da inteligência artificial generativa do Itaú para o atendimento será no Minhas Vantagens, programa de relacionamento dos segmentos Personnalité e Uniclass.
A IA ajudará no atendimento aos clientes, com um aviso claro, de acordo com o banco, de que eles estão sendo atendidos por uma inteligência artificial.
O Itaú anunciou também uma nova plataforma de benefícios para saúde, em parceria com o VidaClass. A parceria contempla benefícios exclusivos aos clientes que fazem parte do programa de relacionamento Minhas Vantagens a partir do nível 2 com a disponibilização do acesso gratuito à plataforma e descontos de até 80% em exames, consultas com especialistas, além de desconto na compra online de medicamentos.
“Temos como objetivo ser a principal escolha dos nossos clientes. Para isso, desenvolvemos projetos, produtos e serviços que contemplam não somente as necessidades financeiras deles, mas que entreguem benefícios que valorizam seu relacionamento com o banco. O programa Minhas Vantagens fortalece essa proposta, proporcionando experiências que agregam valor à vida dos clientes e disponibilizar essa nova plataforma, em parceria com o VidaClass, é um complemento da prateleira de benefícios que demonstra como buscamos inovar e cuidar do bem-estar daqueles que confiam em nós, tornando o relacionamento com o banco mais próximo e significativo”, afirma Rodrigo Baia, head da operação de varejo de agências do Itaú Unibanco.
Além dos serviços avulsos, os clientes também podem optar por contratar o serviço de telemedicina do VidaClass, com desconto exclusivo de 50% para clientes Uniclass e pacotes ou assinaturas que começam a partir de R$ 9,90/mês, ou pacotes ou assinatura do serviço Einstein Conecta disponível por R$ 24,90/mês. As assinaturas permitem acesso ilimitado a consultas 24 horas por dia, 7 dias por semana, sem período de carência ou limitação de consultas mensais.
A adesão ao benefício pode ser feita diretamente pelo aplicativo Itaú, na aba “Minhas Vantagens”, onde o cliente será redirecionado para a plataforma VidaClass para conclusão do cadastro.