Um incêndio de grandes proporções atingiu o Shopping 25 localizado na Rua Barão de Ladário, na região do Brás, centro comercial da cidade de São Paulo, nesta quarta-feira, 30. Três pessoas sofreram lesões leves devido à inalação de fumaça e foram encaminhadas ao Pronto-Socorro do Tatuapé. O fogo foi controlado por volta das 13h, após mais de cinco horas de trabalhos.
As chamas tomaram conta do 2º pavimento do edifício, e as equipes tiveram que realizar o combate tanto externo quanto interno, com foco no 1º andar, de acordo com a Defesa Civil do Estado de São Paulo. O Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) está vencido desde 11 de agosto de 2024.
Ainda de acordo com o órgão estadual, a edificação vizinha já foi evacuada e o fogo não atingiu outros imóveis. De acordo com a Prefeitura de São Paulo, o certificado de segurança do Shopping 25, emitido pelo Contru, foi aprovado em 2022 e está válido até 2027.
Estima-se que cerca de 200 pequenas lojas tenham sido afetadas pelo incêndio. Por conta das chamas, o telhado do edifício desabou. Entretanto, a Defesa Civil do Estado de São Paulo afirma que não há risco de colapso estrutural total da edificação.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, 24 viaturas seguem no local para prestar atendimento. A Defesa Civil do município também foi acionada.
A Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) foi acionada, esteve no local e constatou que não houve desabastecimento de água no local para controle das chamas. Hidrantes se encontram em bom funcionamento e com boa vazão de água.
A Enel Distribuição São Paulo informa que equipes foram enviadas ao local do incêndio, em apoio aos trabalhos do Corpo de Bombeiros. A rede da área afetada foi desligada para eliminar risco elétrico.
A companhia esclarece ainda que não recebeu nenhum acionamento referente a falta de luz na rua, durante a madrugada e na noite anterior.
A ocorrência foi registrada por volta das 6h45. Além do fogo, havia muita fumaça na região. Autoridades orientam que a população ainda evite o local.
De acordo com informações da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET), há pontos de bloqueios entre a Rua Barão de Ladário, Rua Oriente e a Rua João Teodoro; na Rua Júlio Ribeiro com a Rua Miller; na Rua João Teodoro com a Rua Monsenhor de Andrade e na Avenida do Estado com a Rua São Caetano.
O desvio é feito pela Rua Oriente, Rua Rubino de Oliveira, seguindo pela Avenida Celso Garcia. A CET recomenda que o motorista evite a região.
Nas redes sociais, lojistas compartilharam vídeos do momento em que o fogo teria começado. Segundo comerciantes, o estabelecimento ficou sem energia por volta das 12h de terça-feira, 29. A luz só retornou quando as lojas já tinham sido fechadas.
A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que sete linhas de ônibus foram desviadas desde as 6h30 desta quarta-feira em razão de interferência na Rua Barão de Ladário com a Rua Oriente, no Brás.
As linhas afetadas foram 174M/10 Vl. Sabrina – Museu do Ipiranga, 2105/10 Jd. Filhos da Terra – Lgo. da Concórdia, 2123/10 Vl. Medeiros – Liberdade, 2127/10 Pq. Edu Chaves – Liberdade, 2161/10 Pq. Edu Chave – Pça. do Correio, 271F/10 Center Norte – Metrô Belém e 272N/10 Pq. Novo Mundo – Pq. D. Pedro II.