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GM planeja US$ 10 bilhões em recompra de ações

Na quarta-feira, a General Motors delineou planos para uma recompra acelerada de US$ 10 bilhões para o próximo ano.

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29 de novembro de 2023
Vinicius Palermo
GM planeja US$ 10 bilhões em recompra de ações
A GM também planeja cortar gastos em seu negócio em 2024 e compensar maiores custos trabalhistas, após acordo com sindicato sobre o tema.

A General Motors planeja uma forte alta no retorno em dinheiro aos acionistas, no momento em que a executiva-chefe, Mary Barra, busca dar garantias a investidores sobre a saúde do negócio de fabricação de carros da montadora, após revezes em frente como veículos elétricos e sem motorista.

Na quarta-feira, a GM delineou planos para uma recompra acelerada de US$ 10 bilhões para o próximo ano. A companhia financiará isso em parte liberando capital antes previsto para o desenvolvimento de veículos elétricos e autônomos, que têm sido pilares da estratégia de crescimento do atual comando da empresa.

A GM também planeja cortar gastos em seu negócio em 2024 e compensar maiores custos trabalhistas, após acordo com sindicato sobre o tema.

A empresa diz que terá lucro forte neste ano, mesmo com a greve de seis semanas que tirou US$ 1,1 bilhão de seu resultado no terceiro e quarto trimestre. A companhia espera lucro operacional em todo este ano de US$ 11,7 bilhões a US$ 12,7 bilhões, após no mês passado ter retirado seu guidance, durante a greve.

A GM está comprometida com um futuro totalmente elétrico e, para tornar esse futuro uma realidade, está focando no desenvolvimento de um amplo portfólio de veículos elétricos acessíveis e sustentáveis. Os motores EV são um elemento-chave da plataforma Ultium – seus ímãs apresentam uma grande oportunidade de reduzir custos e impacto ambiental em comparação com materiais magnéticos tradicionais e a cadeia de fornecimento de EV está na América do Norte.

Os ímãs permanentes nos rotores dos motores EV são normalmente feitos de minerais de terras raras, como térbio, disprósio, praseodímio e neodímio, que são caros e atualmente processados ​​quase inteiramente no exterior.

A Niron Magnetics de Minneapolis desenvolveu o primeiro e único ímã permanente do mundo com energia de nível automotivo totalmente livre de materiais críticos, incluindo minerais raros ou pesados ​​de terras raras. A tecnologia proprietária Clean Earth Magnet® da Niron é baseada em nitreto de ferro, um material abundante e acessível com grande potencial para uso comercial em futuros EVs.

“Acreditamos que a tecnologia exclusiva da Niron pode desempenhar um papel fundamental na redução de minerais de terras raras dos motores EV e nos ajudar a dimensionar ainda mais nossa cadeia de fornecimento de EVs baseada na América do Norte”, disse Anirvan Coomer, presidente da GM Ventures. “Nosso caminho para um futuro totalmente elétrico será possibilitado não apenas por nossos próprios esforços de pesquisa e desenvolvimento, mas também pelo investimento em tecnologia de próxima geração de startups e empresas estabelecidas fora de nossas quatro paredes.”

GM e Niron concluíram um acordo de parceria estratégica para co-desenvolver a tecnologia de motor Clean Earth Magnet que pode ser usada em futuros EVs da GM. A GM Ventures também fez um investimento na Niron, que se juntará às mais de 30 empresas do seu portfólio. O investimento apoiará a expansão da fabricação e comercialização de seus ímãs sustentáveis ​​pela Niron.

“A GM inventou os ímãs permanentes de terras raras há quase 40 anos e agora estamos trabalhando juntos para trazer ao mercado a próxima geração de tecnologia de ímãs automotivos”, disse Jonathan Rowntree, CEO da Niron Magnetics. “Acreditamos que nossos ímãs de Terra Limpa podem ajudar a GM em seu objetivo de colocar todos em veículos elétricos.”