Marvym de Brito
Marvym de Brito
Saúde e Bem Estar

Festas sem exageros: dicas para curtir com saúde

Nesse clima é mais do que comum exagerar um pouco, mas saber o que comer à vontade e o que precisa ter moderação pode fazer toda a diferença para finalizar o ano com saúde e energia.

Compartilhe:
02 de dezembro de 2024
Vinicius Palermo
Festas sem exageros: dicas para curtir com saúde
Alguns alimentos podem ser consumidos com um pouco mais de liberdade pois são leves e saborosos trazendo benefícios à saúde.

Com a chegada do fim de ano, as semanas parecem que vão ficando mais curtas e os dias muito mais corridos. Hora de comprar presentes e se organizar para as confraternizações, seja no trabalho, escola dos filhos, aulões de final de ano nas academias e a grande ceia de final de ano, sim o tempo parece que voa.

É a hora do ano que tudo fica com um toque especial. As casas e ruas decoradas, os encontros com amigos e família, sem esquecer daquela mesa caprichada, cheia de pratos tradicionais do Natal, doces e bebida. Nesse clima é mais do que comum exagerar um pouco, mas saber o que comer à vontade e o que precisa ter moderação pode fazer toda a diferença para finalizar o ano com saúde e energia.

O excesso de comidas e bebidas durante as festas de fim de ano pode trazer consequências, seja ali na hora ou até aquelas de longo prazo. O consumo em excesso de alimentos cheios de gordura, açúcar e sal que estão presentes no Natal e Réveillon pode sobrecarregar o sistema digestivo trazendo desconfortos como azia, refluxo e sensação pesada no estomago.

O excesso frequente dessas comidas gera picos de glicose no sangue, aumento do colesterol e da pressão arterial, elevando o risco de problemas cardiovasculares.

Quando o exagero na comida é combinado ao excesso de bebidas alcoólicas os efeitos podem ser um pouco mais agressivos. O álcool em grandes quantidades sobrecarrega o fígado e também pode levar a desidratação e a ressaca. A mistura de alimentos pesados e álcool pode causar má digestão e intoxicação alimentar, aumentando o risco de acidentes.

Para quem tem condições como diabetes ou hipertensão os impactos podem ser ainda mais graves prevalecendo a importância da moderação nessa época do ano.

Alguns alimentos podem ser consumidos com um pouco mais de liberdade pois são leves e saborosos trazendo benefícios à saúde. Frutas como uvas, melancia, abacaxi e melão, são ótimas opções pois hidratam são ricas em fibras e vitaminas e ajudam na digestão. Frutas da época como romã e castanhas também são bem-vindas. Saladas verde e vegetais coloridos como cenoura tomate e pepino também estão liberadas. São alimentos leves e de baixa caloria e ainda ajudam na saciedade e no equilíbrio da refeição. As carnes magras como peru e frango sem pele são ricas em proteínas e menos gordurosas.

Alimentos e bebidas merecem ser consumidos com moderação para gerar equilíbrio entre prazer e saúde. Ricos em gorduras saturadas são eles, pernil, carnes com pele e embutidos, devem ser ingeridos em pequenas quantidades. Eles elevam os níveis de colesterol e causam sobrecarga no sistema digestivo. Sobremesas como pavês, tortas, pudins e outros doces geralmente cheios de açúcar são deliciosos, mas podem gerar picos de glicose no sangue e ganho de peso quando consumidos em excesso. As bebidas não fogem da lista. Espumantes, vinhos e coquetéis, também requerem cautela. Seu consumo em excesso pode levar à desidratação, ressaca e até problemas mais graves como intoxicação. A dica é intercalar o álcool com água e evitar o excesso. Moderação para aproveitar as festas sem prejudicar a saúde e manter o bem-estar ao longo das comemorações.

É possível curtir as festas de fim de ano com equilíbrio, aproveitar cada momento e os sabores sem comprometer a saúde. Fazer escolhas conscientes como escolher alimentos frescos e que nutrem e consumir com moderação os pratos mais calóricos e manter-se hidratado ajuda a  desfrutar das celebrações de forma leve e saudável. O segredo está em encontrar o meio-termo. Aproveitar o que a festa oferece sem exageros, celebrar tanto a alegria das conquistas quanto o cuidado consigo mesmo. Com equilíbrio você garante não apenas um fim de ano especial mas também um início de ano cheio de energia e bem-estar!