Jucerja inaugura espaço do administrador

Por: DC

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

15/09/2021

Na semana passada foi celebrado o Dia do Administrador, cargo que tem muita responsabilidade nos processos de aberturas e baixas de empresas. Isso faz com que as Juntas Comerciais sejam lugar rotineiro para os administradores. E para receber bem esses profissionais, a Junta Comercial do Rio de Janeiro (Jucerja), representada por seu presidente Sérgio Romay, inaugurou o Espaço do Administrador, que ficará na Sala do Empreendedor, na sede da autarquia. A iniciativa é uma parceria entre a Junta Comercial do Rio de Janeiro e o Conselho Regional de Administração, que contou com seu presidente, Leocir Dalpai, presente no evento.

Mais Salas do Empreendedor em Minas

Três municípios mineiros contam com um novo espaço para facilitar a abertura de negócios. Empreendedores de Catuti, Gameleiras e Mamonas, no norte do estado, já podem aproveitar a Sala Mineira do Empreendedor, parceria entre o Sebrae Minas, a Junta Comercial de Minas Gerais (Jucemg), as prefeituras e a receita federal. Também estão disponíveis Pontos de Atendimento Virtual.

A ação visa a melhora e simplificação do ambiente de negócios, além de facilitar a criação de empreendimentos, aumentar a competitividade e promover o desenvolvimento sustentável das empresas da região. Além dessas cidades, Matias Cardoso e Verdelândia, que já possuem a Sala Mineira do Empreendedor, passam a contar também com o PAV, em parceria com a Receita Federal. 

“Com os novos espaços, é possível desburocratizar a abertura de empresas e oferecer aos empreendedores orientações sobre como gerir seus negócios de forma mais profissionalizada. Além da Sala Mineira, o PAV será fundamental para proporcionar praticidade no atendimento, já que esses municípios não possuem ponto da Receita Federal,” ressalta o analista do Sebrae Minas Jadilson Borges. 

Governador do RS ministrará palestra magna no Conaj

A presidente da Junta Comercial, Indústria e Serviços do Rio Grande do Sul, Lauren de Vargas Momback, visitou nesta segunda-feira o gabinete do governador do estado, Eduardo Leite, e o convidou a participar do III Congresso Nacional das Juntas Comerciais (Conaj) e do I Congresso Internacional de Registro Mercantil (Cirem).  Lauren estava acompanhada do secretário de Desenvolvimento Econômico do Estado, Edson Brum, e de seu secretário Adjunto, Joel Maraschin.

Eduardo Leite foi convidado a ministrar a palestra magna no primeiro dia de eventos. A JucisRS e a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado do Rio Grande do Sul são as anfitriãs do evento que ocorre de 01 a 03 de dezembro, na sede da Fecomércio-RS, com o tema “A transformação digital transpondo barreiras”.

Serão convidados os representantes das Juntas Comerciais de todo o país, além de instituições e autoridades ligadas ao registro mercantil. Na semana passada, a presidente da JucisRS, acompanhada da presidente da Junta Comercial do Pará (Jucepa) e vice-presidente da Federação Nacional das Juntas Comerciais (Fenaju), Cilene Sabino, se reuniram com o vice-prefeito de Porto Alegre, Ricardo Gomes para convidá-lo para o evento.

Jucesc tem novo sistema para certidões

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) passou a disponibilizar desde ontem o novo sistema que permite ao cidadão solicitar certidões (simplificada e de inteiro teor) em apenas alguns cliques. O objetivo é agilizar o processo e diminuir a burocratização.

O presidente da Jucesc, Gilson Lucas Bugs, adiantou que a autarquia catarinense é modelo entre as Juntas no que diz respeito à ferramentas que busquem a otimização na prestação de serviços aos usuários e isso faz parte da governança da atual gestão.

“A gestão Moisés vem sempre buscando inovar e trazer novos meios para facilitar a vida do empreendedor catarinense. O sistema antigo de solicitação de certidões já era on-line para a simplificada, porém, esta ferramenta nova traz ganhos significativos, como uma solicitação mais prática e simples, já que o próprio sistema faz o preenchimento de alguns campos e propõe menos etapas. Além disso, o recebimento será mais rápido, também. Por exemplo, os pedidos de certidão de inteiro teor realizados com atos de 2017 em diante, terão a emissão automática após compensação da DARE”, explica.

Para solicitar as certidões pelo novo sistema, o cidadão deve acessar o site: www.jucesc.sc.gov.br, no Menu “Serviços”, clicar em Requerimento Universal (disponibilizar o link http://regin.jucesc.sc.gov.br/RequerimentoUniversal/NovoLogin.aspx), e fazer login pelo gov.br.

Jucepar fará live sobre melhora do ambiente de negócios

A Junta Comercial do Paraná (Jucepar) realiza na próxima semana, no dia 21, às 10h, a live “Lei 14.195 e a melhoria do ambiente de negócios”. A transmissão será pelo Canal do YouTube da instituição. (https://www.youtube.com/channel/UCLC7nLZ3xetVCTRXnNFMOsA)

Serão discutidas as principais mudanças que vão ocorrer no meio empresarial em decorrência da nova lei. Entre as modificações estão a extinção da natureza jurídica Empresa Individual de Responsabilidade Limitada (Eireli) e a simplificação de várias regras societárias.

O tema será abordado pelo advogado Gustavo Teixeira Villatore. Ele é graduado em direito pela PUC/PR; especialista em direito societário pela UFPR; mestre em Direito de Empresa em face dos Direitos Fundamentais pela PUCPR; professor de Direito Societário da Universidade Positivo; e presidente da Comissão de Direito Empresarial da OAB/PR.

Data: 15.09.2021

Por: DC

Crédito da imagem: Reprodução

PUBLICIDADE

Veja mais
Veja mais

Leia +

facebook-logo instagram-logo twitter-logo linkedin-logo
Siga nossas Redes sociais

©2021 - Diário Comercial. Todos os direitos reservados. anj-logo

©2021 - Diário Comercial.
Todos os direitos reservados.