Registro Empresarial: Jucesc, Jucerja, Jucis-RS, Jucis-DF, Juceb e Jucemg são os destaques

Por: Redação DC

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação
Jucesc celebrou 129 anos de história nesta semana

Jucesc celebrou 129 anos de história nesta semana

Jucesc: 129 anos com mais agilidade e menos gastos

A Junta Comercial do Estado de Santa Catarina (Jucesc) celebrou nesta semana, no dia 16, 129 anos de fundação. Ao olhar para trás, em um tempo em que as anotações eram feitas à mão e a autarquia não tinha uma sede própria, têm-se uma ideia do importante papel prestado. O desenvolvimento econômico de Santa Catarina não seria o mesmo sem o trabalho do registro empresarial.

Ao longo do tempo, a Jucesc reduziu gastos e tempo. Desde 2019, a instituição é 100% digital, com benefícios como: Todos os livros mercantis passaram a ser digitais; foi criado o sistema digital para leiloeiros, que permite obter a matrícula, realizar o recadastramento, autenticação dos livros, entre outras atribuições, direto de casa; a baixa de empresas de qualquer modalidade também passou a ser de forma automática e sem a preocupação com os custos da certificação digital para assinaturas.

Para a presidente da Junta Comercial de Santa Catarina, Renata da Silva Wiezorkoski, a tecnologia é motivo de comemoração já que garante mais segurança e agilidade no trabalho. “Temos orgulho dos grandes avanços que tivemos ao longo destes 129 anos na nossa jovem senhora - Jucesc, principalmente, nos últimos dois anos. Tornamo-nos uma autarquia modelo e figuramos entre as melhores no âmbito nacional. Com a implantação do registro automático, reduzimos o tempo de abertura de empresas para poucos minutos, um marco para nós que acreditamos na desburocratização”, destaca.


Jucis-DF faz visita técnica à Juceb

O intercâmbio entre as Juntas Comerciais não é fato exclusivo aos encontros oficiais entre todas as autarquias. É fundamental o incentivo à troca de experiência entre as equipes que atuam no setor de Registro Empresarial.

Uma dessas importantes reuniões foi realizada na semana passada. A Junta Comercial, Industrial e Serviços do Distrito Federal realizou visita técnica à sede da Junta Comercial do Estado da Bahia (Juceb) com o objetivo de conhecer os procedimentos de arquivamento de processos, utilização do sistema REGIN e as inovações implementadas para simplificar a legalização de empresas.

A presidente da Juceb, Marise Chastinet, recebeu a equipe da JUCIS DF, formada pelo presidente da Autarquia - Dr. Maxmiliam Carneiro, Secretário Geral, Dra. Anna Cláudia Garcia, Diretora de Registro do Comércio, e Dra. Juliana Morais, Diretora Administrativa Financeira.


Reunião em MG discute prevenção de incêndios

A importância do trabalho das autarquias para o setor de Registro Empresarial e o ambiente de negócios é muito clara. Mas o trabalho vai muito além e passa por questões como a prevenção de incêndios.

Nesta semana a Junta Comercial do Estado de Minas Gerais (Jucemg) sediou reunião sendo representada pelo presidente Bruno Falci, acompanhado do Diretor de Integração, Negócios e Tecnologia, Henrique Petrocchi. Participaram a Secretária Executiva de Justiça e Segurança Pública, Tatiana Telles e Koeler de Matos e representantes do Corpo de Bombeiros.

O encontro teve como objetivo agradecer o apoio da Junta na melhoria dos processos de licenciamento simplificado com o Corpo de Bombeiros e avaliar a possibilidade de integração do Sistema de Informações do Serviço de Segurança de Prevenção Contra Incêndio e Pânico (Infoscip) ao sistema da Jucemg.

O Infoscip tem por objetivo simplificar as ações do Serviço de Segurança Contra Incêndio e Pânico possibilitando a tramitação digital dos Processos de Segurança Contra Incêndio e Pânico e meios de coordenação e controle modernos. Possibilita, ainda, meios versáteis de consultas e solicitações de outros serviços do setor de prevenção contra incêndio e pânico no Estado de Minas Gerais por meio da internet.  


Tudo Fácil é foco no Rio Grande do Sul

A presidente da Junta Comercial, Industrial e Serviços do Rio Grande do Sul (JucisRS), Lauren de Vargas Momback, esteve em reunião com o prefeito da cidade de Feliz (RS), Junior Freiberger e demais autoridades municipais na terça-feira para apresentar a ferramenta Tudo Fácil Empresas (TFE).  A plataforma permite a abertura de um negócio em até 10 minutos e visa fomentar o ambiente econômico, gerando emprego e renda.

No dia anterior, na segunda-feira, Lauren de Vargas Momback e o coordenador do DescomplicaRS, Tomás Holmer, estiveram em tratativas sobre a adesão do Tudo Fácil Empresas -TFE - com o prefeito da cidade de Restinga Seca (RS), Paulinho Salerno e demais autoridades municipais.  

Na reunião, que foi online, Lauren explicou como funciona a plataforma de desburocratização Tudo Fácil Empresas -TFE -, que permite a abertura de empresas de baixo risco em até 10 minutos e gratuitamente, além de ressaltar quais os requisitos as cidades devem cumprir para aderirem ao programa


Região Metropolitana lidera aberturas no Rio

A força econômica da Região Metropolitana do Rio fica muito clara na análise dos números do ranking de aberturas de empresas da Junta Comercial do Estado do Rio de Janeiro (Jucerja). O TOP 10 dos municípios têm seus cinco melhores resultados na região, com a liderança de sempre da capital fluminense.

Niterói e São Gonçalo puxam o patamar da região Leste Fluminense para cima, enquanto que Nova Iguaçu e Caxias são responsáveis pela maioria das aberturas na Baixada Fluminense, que poderia ter números melhores em outras cidades.

Confira o TOP10 em consulta realizada em 18/05.

1 - Rio de Janeiro – 11747

2 - Niterói – 1403

3- Duque de Caxias – 822

4 - São Gonçalo – 725

5 - Nova Iguaçu – 614

6 - Campos dos Goytacazes – 461

7 - Petrópolis – 443

8 - Cabo Frio – 351

9 - Macaé – 348

10 - Nova Friburgo - 346

Data:

Por: Redação DC

Crédito da imagem: Divulgação

PUBLICIDADE

Veja mais
Veja mais

Leia +

facebook-logo instagram-logo twitter-logo linkedin-logo
Siga nossas Redes sociais

©2021 - Diário Comercial. Todos os direitos reservados. anj-logo

©2021 - Diário Comercial.
Todos os direitos reservados.