O Grupo CCR registrou lucro líquido ajustado de R$ 560 milhões no terceiro trimestre de 2024. O montante representa uma alta de 11,7% em relação ao mesmo período de 2023.
O Ebitda ajustado da companhia somou R$ 2,190 bilhões, 3,2% maior do que um ano antes. O novo resultado positivo é fruto do acerto das estratégias operacionais e financeiras implementadas nos últimos meses pela CCR, que registrou crescimento da demanda nas suas três plataformas de negócio, segundo o release de resultados. A margem Ebitda ajustada consolidada caiu 4,2% ano contra ano, ficando em 57,9%.
Neste cenário, a receita líquida ajustada subiu 10,7% ano contra ano, somando R$ 3,782 bilhões entre julho e setembro de 2024.
A alavancagem da CCR, medida por dívida líquida sobre Ebitda ajustado, manteve-se estável no período, fechando em 3,1 vezes. No trimestre imediatamente anterior, o indicador ficou em 3 vezes.
A companhia destaca que reduziu em 8% a dívida líquida da holding, de R$ 3,97 bilhões um ano antes para R$ 3,65 bilhões. No terceiro trimestre de 2024, ingressaram no caixa R$ 6,46 bilhões em captações realizadas nos últimos meses.
“Aproveitando-se de uma janela de mercado, o grupo vem realizando uma série de captações para alongar os seus vencimentos e reduzir o custo da sua dívida, além de eliminar o risco de financiamento do seu plano de investimento”.
Na quinta-feira, o Grupo CCR foi o vencedor do leilão da concessão rodoviária da Rota Sorocabana, que abrange 460 quilômetros em 12 vias na região sudeste do estado de São Paulo. O contrato, com duração de 30 anos, irá demandar investimentos de R$ 8,8 bilhões em obras de melhorias e modernização das condições viárias. O resultado do certame reforça a presença e a liderança do Grupo CCR em São Paulo, região onde a Companhia tem ampla experiência na gestão de concessões rodoviárias.
O critério para definição do ganhador do leilão, realizado pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo na sede da B3, foi o do oferecimento do maior valor de outorga fixa a ser paga ao governo de São Paulo para a prestação do serviço. O Grupo CCR venceu com um lance de R$ 1,601 bilhão.
Os R$ 8,8 bilhões de investimentos previstos no contrato de concessão serão aplicados na duplicação de 98 quilômetros de vias, na implantação de 52 quilômetros de faixas adicionais, em novas marginais, na construção de acessos e em obras de infraestrutura viária, entre outras. Ao todo, serão criados 24 mil empregos diretos e 11 mil indiretos, além de 37 mil postos de trabalho pelo efeito de geração de renda.
“Esta conquista está em linha com a nossa estratégia de investimento no segmento rodoviário, ampliando a extensão do nosso portfólio no estado de São Paulo, bem como o prazo médio dos nossos contratos de concessão no setor. Além disso, reforçamos a nossa liderança em uma região onde já administramos algumas das principais rodovias, temos um grande conhecimento do dinamismo do mercado e onde gostamos de operar”, afirma o presidente da CCR Rodovias, Eduardo Camargo.
Alguns trechos das rodovias leiloadas já são operados pelo Grupo CCR, por meio da CCR ViaOeste. São eles: SP-280 (Castello Branco – entre as cidades de Osasco e Itu), SP-075 (Castelinho – entre as cidades de Sorocaba, do Km 0 ao 11, e Itu, do Km 11 ao 15), e SP-091/270 (Dr. Celso Charuri). Estes pontos, situados em áreas rurais do interior paulista, estão incorporados ao contrato de concessão da Rota Sorocabana.
Com o resultado do certame, outras oito rotas passaram a compor a concessão da Companhia: SPI-087/270; SPI-060/270; SP-079; SPA-053/280; SPA-103/079; SPA-104/079; SP-264; e SPA-160/250, atualmente administradas pelo Departamento de Estradas de Rodagem (DER), órgão ligado ao governo de São Paulo.
Além da CCR ViaOeste, que deixará de existir a partir de março de 2025, quando se encerra o atual contrato de concessão, o Grupo CCR opera no Estado de São Paulo por meio da CCR AutoBAn, da CCR RodoAnel, da CCR SPVias, da CCR RioSP (concessão federal) e da RenoVias.
A Companhia está ainda presente no Rio Grande do Sul (CCR ViaSul), em Santa Catarina (CCR ViaCosteira), no Rio de Janeiro (CCR ViaLagos, ViaRio e CCR RioSP) e no Mato Grosso do Sul (CCR MSVia). Com a vitória no leilão, a extensão do portfólio da CCR Rodovias passa de 3,615 mil quilômetros para 3,906 mil quilômetros, por meio de 11 concessionárias – estes números já desconsideram a CCR ViaOeste.
Ao todo, 17 municípios do interior paulista serão beneficiados com os investimentos na Rota Sorocabana: Alumínio, Araçariguama, Araçoiaba da Serra, Cotia, Ibiúna, Itu, Juquiá, Mairinque, Piedade, Pilar do Sul, Salto de Pirapora, São Miguel Arcanjo, São Roque, Sorocaba, Tapiraí, Vargem Grande Paulista e Votorantim.
Entre as melhorias previstas, está a conclusão da duplicação da Rodovia Bunjiro Nakao (SP-250) em dois trechos, entre Vargem Grande e Ibiúna, e entre Ibiúna e Piedade. A mesma via terá correção de traçado na região de Sorocaba. Já a Rodovia João Leme dos Santos (SP-264) será duplicada no trecho de Salto de Pirapora.
Ainda na região de Sorocaba, serão criadas faixas adicionais na Rodovia Raposo Tavares (SP-270) e no trecho de ultrapassagem entre Piedade e São Miguel Arcanjo da Rodovia Antunes Soares (SP-079). Esta via também receberá intervenções visando à segurança dos motoristas no trecho de serra, que liga Salto a Juquiá, com a construção de faixas adicionais na subida, acostamento, rampa de escape e melhoria na iluminação. Por fim, haverá uma obra para um contorno em Juquiá, no trecho urbano da SP-079 que faz ligação com a Régis Bittencourt.
Também ganharão faixas a mais as rodovias Castelinho (SP-075), entre os km 0 e 6,5, e Castello Branco (SP-280), entre os km 54 e km 79. O projeto prevê ainda a construção de 18 passarelas, a implantação de 7 quilômetros de avenidas marginais, obras de contornos viários e a instalação de 41 pontos de ônibus.
Além disso, a concessão contará com investimentos em tecnologia com a introdução do sistema de pedágio eletrônico (free-flow), com tarifas que poderão variar de R$ 2,49 a R$ 8,93, a depender do trecho. Os motoristas serão beneficiados ainda com o Desconto do Usuário Frequente, disponível para quem trafegar a partir de mais de dez vezes pelo mesmo trecho. Estes contarão com redução de 10% no valor cobrado. Já quem passar pelo mesmo local a partir da 21ª vez, terá desconto de 20%. Também terão abatimento de 5% aqueles com tags instaladas nos veículos.
Atualmente, o Grupo CCR está executando um investimento de R$ 28 bilhões em suas rodovias. Entre as obras em andamento estão a ampliação da capacidade de tráfego da Rodovia Presidente Dutra, a implantação de vias marginais e faixas adicionais na Rodovia Presidente Castello Branco, a duplicação da Rodovia Raposo Tavares no trecho entre as cidades paulistas de Mairinque, Sorocaba e São Roque.
Há ainda a duplicação do maior trecho da BR-386, na chamada Estrada da Produção, no Rio Grande do Sul, o recapeamento do asfalto do Sistema Anhanguera-Bandeirantes, entre a capital e o interior paulista, e a ampliação e a modernização da Rio-Santos (BR-101), no trecho entre Ubatuba (SP) e o Rio de Janeiro.
Ao todo, o Grupo CCR está realizando um programa de investimento de R$ 33 bilhões em suas três plataformas de atuação (Rodovias, Mobilidade Urbana e Aeroportos), o maior da história de 25 anos da Companhia.