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Anac divulga critérios finais de aeronavegabilidade do eVTOL

O documento apresenta os critérios que o “carro voador” precisa cumprir, quanto à sua estrutura, sistemas de controle, propulsão e bateria, por exemplo.

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05 de novembro de 2024
Vinicius Palermo
Anac divulga critérios finais de aeronavegabilidade do eVTOL
A divulgação representa um passo importante rumo à certificação do nosso eVTOL, segundo o diretor de tecnologia da Eve, afirma Luiz Valentini.

Os critérios finais de aeronavegabilidade para o eVTOL (aeronave de decolagem e aterrissagem vertical elétrica) foram divulgados pela Agência Nacional de Aviação Civil do Brasil (Anac), informou a Eve. O documento apresenta os critérios que o “carro voador” precisa cumprir, quanto à sua estrutura, sistemas de controle, propulsão e bateria, por exemplo.

A divulgação representa um passo importante rumo à certificação do nosso eVTOL, segundo o diretor de tecnologia da Eve, afirma Luiz Valentini. “Agora, vamos continuar trabalhando estreitamente com a Anac para a obtenção do Certificado de Tipo (CT) e com a FAA para a validação simultânea do CT da ANAC”, afirmou sobre os próximos passos.

Por se tratar de uma nova tecnologia, a Anac abriu em dezembro de 2023 uma consulta setorial para que empresas, autoridades certificadoras e a sociedade pudessem contribuir com o documento. Ao todo foram apresentadas 297 contribuições ao texto.

Finalizada a fase de definição da base de certificação, tem continuidade a fase de aprovação dos planos de certificação e demonstração de cumprimento com os requisitos por parte da Eve. Na sequência, virá a fase de verificação de cumprimento, para enfim ser emitida a certificação, segundo a Anac.

O cronograma da Eve prevê o início dos testes de voo do “carro voador” em 2025 e a entrada em serviço em 2026. Em julho de 2024, a empresa apresentou seu primeiro protótipo em escala real no último semestre durante o Farnborough Air Show, no Reino Unido. A carteira de pedidos da Eve soma US$ 14,5 bilhões, com encomendas de 2,9 mil eVTOLs feitas por 30 clientes distribuídos em 13 países.

Os fornecedores primários para a produção da aeronave já estão definidos. Além disso, no ano passado, bateu o martelo sobre a primeira fábrica. A cidade escolhida foi Taubaté, no interior de São Paulo. A proximidade com as instalações da Embraer, em São José dos Campos, foi uma das principais justificativas.

A Eve e a Embraer-CAE Training Services (ECTS), uma joint venture entre a Embraer (NYSE: ERJ; B3: EMBR3) e a CAE Inc. (CAE) (NYSE: CAE), anunciaram que a ECTS foi escolhida como a provedora de treinamento para os pilotos, técnicos de manutenção e equipe de solo da aeronave elétrica de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da Eve. Os serviços integrarão o recém-lançado Eve TechCare, o portfólio integrado de serviços e suporte da empresa para operadores de seus eVTOLs.

“Estamos animados para trabalhar em conjunto com a Embraer-CAE Training Services. Essa parceria garantirá que pilotos, técnicos de manutenção e equipe de solo recebam treinamento de alta qualidade, assegurando operações seguras e eficientes das nossas aeronaves”, afirma Luiz Mauad, Vice-Presidente de Serviços ao Cliente na Eve. “Essa colaboração vai além de apenas reforçar nosso compromisso com a segurança e excelência operacional. Ela também prepara nossas equipes e as dos operadores com as habilidades necessárias para prestar um atendimento ao cliente de alto nível.”

“Estamos animados para embarcar nesta jornada com a Eve Air Mobility para inaugurar uma nova era para o setor de aviação”, afirma Carlos Naufel, Presidente & CEO da Embraer Services & Support e Presidente da ECTS. “Como provedora de treinamento para a Eve, a ECTS garantirá que pilotos, técnicos de manutenção e pessoal de solo recebam treinamento especializado e adquiram habilidade e confiança para operar com segurança nos centros urbanos mais movimentados do mundo.”

“A segurança será essencial para a adoção e crescimento da mobilidade aérea avançada (AAM), e pessoas altamente treinadas é fundamental para operações seguras”, disse Alexandre Prevost, Presidente da Divisão de Treinamento de Aviação Executiva da CAE e Membro do Conselho da ECTS. “Como parte do acordo de longo prazo, a CAE será responsável pela produção de todos os equipamentos e materiais didáticos para treinamento de pilotos, manutenção e manuseio em solo para a Eve. A CAE continua investindo em mobilidade aérea avançada (AAM) para entregar produtos inovadores e soluções de treinamento imersivas que são especificamente adaptadas à indústria e seus profissionais.”