Economia
Gargalos

Airbus entrega menos aviões do que o previsto para 2024

A fabricante europeia de aviões informou que entregou 766 aeronaves comerciais para 86 clientes no ano passado

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09 de janeiro de 2025
Vinicius Palermo
Airbus entrega menos aviões do que o previsto para 2024
O ajuste para baixo desencadeou uma venda das ações, fazendo com que cerca de US$ 12 bilhões fossem perdidos em seu valor de mercado. Crédito: Divulgação

A Airbus entregou menos aviões do que o esperado em 2024. A produção foi impactada por gargalos persistentes na cadeia de suprimentos. A fabricante europeia de aviões informou que entregou 766 aeronaves comerciais para 86 clientes no ano passado, mais do que as 735 entregues em 2023. O número, no entanto, ficou abaixo da previsão da empresa, que era de cerca de 770 entregas.

O desvio, mesmo que pequeno, expões os desafios enfrentados pela Airbus na obtenção de componentes e materiais necessários para produzir e entregar seus aviões dentro do prazo. Grande parte da indústria de aviação tem enfrentado dificuldades com gargalos na cadeia de suprimentos há anos.

Mesmo com esse resultado, o CEO da divisão de aviões comerciais da Airbus, Christian Scherer, afirmou que considera 2024 como um “bom ano” por conta do ambiente caracterizado por ele como “complexo”. A empresa havia inicialmente estabelecido uma meta de cerca de 800 entregas no ano passado, mas acabou reduzindo a previsão em junho para cerca de 770 por conta das dificuldades em obter motores, aeromateriais e equipamentos de cabine.

O ajuste para baixo desencadeou uma venda das ações, fazendo com que cerca de US$ 12 bilhões fossem perdidos em seu valor de mercado. A Airbus também informou que registrou 826 pedidos no último ano, elevando sua carteira de pedidos no final de dezembro para 8.658 aviões.

A STARLUX Airlines de Taiwan fez um pedido firme à Airbus para mais cinco cargueiros A350F. Isso dobra o pedido inicial da companhia aérea no ano passado para cinco das aeronaves de carga totalmente novas. A frota A350F será operada pela STARLUX Cargo em algumas das rotas de carga mais movimentadas do mundo.

“O mercado de carga está definido para se tornar um elemento-chave em nosso modelo de negócios e se beneficiará das vantagens oferecidas pela localização geográfica de Taiwan”, disse o CEO da STARLUX, Glenn Chai. “O A350F é a escolha perfeita para a STARLUX, oferecendo uma capacidade de alcance de carga útil semelhante à dos cargueiros da geração anterior, mas com reduções muito significativas no consumo de combustível e nas emissões de carbono.”

“O A350F se encaixará perfeitamente na frota de última geração totalmente Airbus da transportadora, que oferece níveis inigualáveis ​​de comunalidade técnica e operacional. Este segundo pedido desta companhia aérea de rápido crescimento é outro endosso do novíssimo A350F como o futuro divisor de águas nos mercados de transporte pesado”, disse Benoît de Saint-Exupéry, vice-presidente executivo de vendas de aeronaves comerciais da Airbus.

Até o momento, a STARLUX Airlines opera uma frota de 26 aeronaves Airbus, incluindo o A321neo, o A330neo e o A350-900. Atualmente em desenvolvimento, o A350F pode transportar uma carga útil de até 111 toneladas e pode voar até 4.700 milhas náuticas / 8.700 quilômetros.

Alimentado pelos mais recentes motores Rolls-Royce Trent XWB-97, a aeronave trará uma redução no consumo de combustível e nas emissões de carbono de até 40% quando comparado a aeronaves da geração anterior com capacidade de alcance de carga útil semelhante.

O A350F apresenta a maior porta de carga do convés principal do setor, com comprimento e capacidade da fuselagem otimizados em torno dos paletes e contêineres padrão do setor. Mais de 70% da fuselagem é feita de materiais avançados, resultando em um peso de decolagem 46 toneladas mais leve do que o derivado concorrente.

O A350F também é a única aeronave cargueira que atenderá totalmente aos padrões aprimorados de emissões de CO₂ da ICAO, que entrarão em vigor em 2027. No final de novembro de 2024, a família A350 de fuselagem larga de última geração havia conquistado 1.345 pedidos de 61 clientes em todo o mundo, incluindo 55 para o novíssimo A350F de 10 transportadoras de carga líderes.