Economia
Negócio

Acionistas da Lifeway Foods avaliam oferta da Danone

A Danone, que já tem 23% da fabricante de probióticos, aumentou sua oferta para adquirir o restante da companhia, de US$ 25 para US$ 27 por ação.

Compartilhe:
25 de novembro de 2024
Vinicius Palermo
Acionistas da Lifeway Foods avaliam oferta da Danone
A Lifeway Foods afirmou que o forte desempenho do terceiro trimestre amplia o histórico de execução no plano de crescimento para consolidar sua posição de liderança de mercado.

Edward e Ludmila Smolyansky, que juntos detêm aproximadamente 29,7% das ações ordinárias em circulação da Lifeway Foods, solicitaram na sexta-feira passada, 22, que o Conselho de Administração da Lifeway tome várias medidas, incluindo a criação imediata de uma comissão especial independente para avaliar e negociar uma transação com a Danone ou outros potenciais compradores.

A Danone, que já tem 23% da fabricante de probióticos, aumentou sua oferta para adquirir o restante da companhia, de US$ 25 para US$ 27 por ação. A Lifeway rejeitou a nova oferta, afirmando que a proposta da empresa francesa subestima seu valor.

“Em vez de negociar com a Danone em resposta à sua proposta generosa, a Lifeway rejeitou-a rapidamente e de forma categórica”, disseram Edward e Ludmila Smolyansky em comunicado. “Isso é consistente com declarações anteriores da CEO Julie Smolyansky e de Jason Burdeen, seu cônjuge e também chefe de gabinete da CEO, de que nunca permitiriam a venda da Lifeway.”

Segundo Edward e Ludmila Smolyansky, a CEO comunicou que não permitirá a venda da empresa, afirmando a outros que uma venda para a Danone destruiria o legado de sua família.

“Além disso, Burdeen informou a Edward Smolyansky que a CEO não permitiria a venda da empresa, a menos que Ludmila Smolyansky transferisse mais de 1 milhão de ações para ela”, disseram Edward e Ludmila. “Esses conflitos pessoais significativos levantam dúvidas sobre a capacidade da CEO de avaliar a proposta da Danone de forma justa e em conformidade com seus deveres fiduciários.”

A Lifeway Foods afirmou que o forte desempenho do terceiro trimestre amplia o histórico de execução no plano de crescimento para consolidar sua posição de liderança de mercado. Em comparação com o mesmo período de 5 anos atrás, o ano do começo do Plano de Crescimento Estratégico Lifeway 2.0, as vendas líquidas e lucro bruto acumulados no ano cresceram 98,4% e 115,3%, respectivamente, o que levou a uma criação substancial de valor para os acionistas.

A empresa continua  a despriorizar a fabricação de marcas próprias durante o trimestre, focando nos produtos de marca para proteger o domínio e a visibilidade da categoria Lifeway, agilizar as operações e melhorar ainda mais as margens. À medida que continua a enviar volumes maiores dos produtos da marca Lifeway, continua a realizar eficiências de fabricação e absorção favorável de custos fixos, impulsionando a alavancagem operacional em todos os negócios.

Toda a equipe da Lifeway contribuiu para forte execução operacional. “Estamos a caminho de vendas líquidas recordes em 2024 e acredito que estamos prontos para continuar esse excelente momento no quarto trimestre e 2025”, comentou Julie Smolyansky, Presidente e Diretora Executiva da Lifeway Foods.

As vendas líquidas foram de US$ 46,1 milhões no terceiro trimestre encerrado em 30 de setembro de 2024, um aumento de US$ 5,2 milhões ou 12,7% em relação ao mesmo período de 2023. O aumento das vendas líquidas foi impulsionado principalmente por maiores volumes de nosso kefir potável de marca. O lucro bruto como uma porcentagem das vendas líquidas foi de 25,7% no terceiro trimestre encerrado em 30 de setembro de 2024.

 “Nós continuamos este ano recorde, entregando nosso segundo maior trimestre de todos os tempos com US$ 46,1 milhões em vendas líquidas, um aumento de dois dígitos ano a ano, impulsionado pelo crescimento do volume do Lifeway Kefir. Também vimos crescimento em nossa categoria de queijos, pois nossos investimentos estratégicos em vendas capitalizaram o crescente interesse do consumidor em produtos de queijo de soja, como nosso queijo Lifeway Farmer.”