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A guloseima que transformou uma cidade

Na cidade de Antonina (PR), bala de banana e município são sinônimos. A fabricação do tradicional doce da cidade e o impacto do produto na vida de milhares de moradores da região

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15 de novembro de 2024
Vinicius Palermo
A guloseima que transformou uma cidade
A produção da Bananina chega a 6 toneladas por mês e emprega 15 funcionários, além de movimentar diversos fornecedores na cadeia de produção.

Na cidade de Antonina (PR), bala de banana e município são sinônimos. A fabricação do tradicional doce da cidade e o impacto do produto na vida de milhares de moradores da região é tema do minidocumentário “Bala de Banana – uma doce tradição”. A produção da TV Câmara em parceria com o Sebrae estreia quinta-feira (14), às 20h30, no canal da emissora.

A fabricação começou em 1981 e a venda era feita em pacotes, nas bancas de beira de estrada do litoral paranaense. A tradição foi se formando e, em dezembro de 2020, as balas de banana de Antonina conquistaram o selo de Indicação Geográfica concedido pelo Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI).

A produção da Bananina chega a 6 toneladas por mês e emprega 15 funcionários, além de movimentar diversos fornecedores na cadeia de produção. Segundo Rafaela Takasaki, sócia e diretora-executiva das Balas de Banana de Antonina, a identidade do doce e da cidade andam sempre juntas.

“A bala não é mais bala, não é mais um doce que você desembrulha e come. Ela já tem vida própria, ela é troca de afeto, é lembrança, é presente. Ela é parte da vida de um monte de gente”, acredita. O Sebrae Paraná atuou desde a sensibilização da comunidade sobre a notoriedade do produto em Antonina e sua real condição para buscar e conquistar a IG. O trabalho envolveu diagnósticos, levantamento de dados, conteúdos históricos, criação da “marca” e ações para fortalecer a governança e o associativo na cadeia de produção da bala de banana.

“Antonina tinha a fama da bala e precisava organizar aspectos históricos, técnicos e sensibilizar a comunidade sobre essa potencialidade. Junto com nossos parceiros, traçamos uma estratégia que foi bem-sucedida e hoje temos uma IG que valorizou não só a produção da bala de banana, como a cidade de modo geral, atingindo o turismo, gastronomia e com resultado efetivo de mercado”, explica Maria Isabel Guimarães, consultora do Sebrae/PR.

Além da parte de organização e articulação pela busca da indicação geográfica, foram realizadas avaliações de posicionamento do produto no mercado, missões técnicas para conhecer a experiência com IGs em Minas Gerais e Rio Grande do Sul.

O minidocumentário “Bala de Banana – uma doce tradição” foi transmitido nesta quinta-feira, às 20h30, na TV Câmara. O vídeo também está disponível on-line, no YouTube.