Mundo
Desmatamento

Mundo destrói 7 milhões de hectares de florestas por ano

As florestas abrigam 80% da biodiversidade terrestre. Mais de 1,6 bi de pessoas dependem delas para subsistência e renda.

Compartilhe:
09 de maio de 2023
Vinicius Palermo
Mundo destrói 7 milhões de hectares de florestas por ano
Anualmente, 7 milhões de hectares de florestas naturais são convertidos para outros usos.

O Conselho Econômico e Social das Nações Unidas, Ecosoc, realizou na segunda-feira, a 18a Sessão do Fórum sobre Florestas. As prioridades do evento são aumentar a área de florestas protegidas ao redor do mundo e reforçar seu manejo sustentável.

As florestas ocupam 31% da superfície do planeta e abrigam 80% da biodiversidade terrestre. Além disso, mais de 1,6 bilhão de pessoas dependem delas para subsistência e renda.

A presidente do Ecosoc, e embaixadora da Bulgária, Lachezara Stoeva, falou na abertura do Fórum e lembrou que cuidar das florestas gera benefícios em diversas áreas. Desde a redução da pobreza à educação de qualidade. Da promoção de empregos decentes à equidade de gênero.

Segundo a presidente do Ecosoc, a preservação das florestas contribui para as metas de combate às mudanças climáticas, especialmente no sequestro de carbono, na mitigação e adaptação. Esses ecossistemas reduzem inundações, deslizamentos, avalanches, tempestades de areia e outros desastres naturais

Stoeva ressaltou que este ano, haverá o Fórum Político do Alto Nível do Desenvolvimento Sustentável, primeiro no âmbito do Ecosoc, em julho, depois no âmbito da Assembleia-Geral da ONU em setembro.

Para ela, as deliberações do Fórum sobre Florestas podem contribuir com o avanço de muitos dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, que precisam ser alcançados até 2030.

Ao discursar no Fórum, o subsecretário-geral do Departamento de Assuntos Econômicos e Sociais da ONU, Li Junhua, afirmou que as florestas estão em risco. E a expansão da agricultura comercial é responsável pela maior parte do desflorestamento.

Ele disse que todo ano, 7 milhões de hectares de florestas naturais são convertidos para outros usos.

De acordo com o Departamento, as doenças zoonóticas representam 75% de todas as doenças infecciosas emergentes e geralmente ocorrem quando paisagens naturais, como florestas, são desmatadas.

O órgão estima que 2 bilhões de hectares de terras degradadas em todo o mundo tenham potencial para serem restauradas.

Revitalizar as florestas degradadas é fundamental para atingir a meta da ONU de aumentar a área florestal global em 3% até 2030.

Isso também ajudaria os países a criar novos empregos, prevenir a erosão do solo, proteger as bacias hidrográficas, mitigar as mudanças climáticas e salvaguardar a biodiversidade.

Equipes de bombeiros lutaram contra incêndios florestais que ameaçam comunidades no oeste do Canadá no domingo, 7, com temperaturas mais baixas e um pouco de chuva trazendo algum alívio, mas autoridades alertaram que a amenização ocorreu apenas em algumas áreas. Autoridades em Alberta disseram que houve 108 incêndios ativos na província e o número de evacuados cresceu para cerca de 29.000, ante aproximadamente 24.000 no sábado, quando um estado de emergência em toda a província foi declarado.
No nordeste da Colúmbia Britânica, as autoridades pediram aos moradores que evacuem as áreas em torno de dois incêndios fora de controle perto da fronteira de Alberta, dizendo que houve relatos de algumas pessoas que ficaram para trás.
Um terceiro incêndio na Colúmbia Britânica estava fora de controle a 700 quilômetros (430 milhas) ao sul, na região de Teare Creek, e alguns moradores perto da vila de McBride foram evacuados.